Como acabar com a gordura localizada na barriga?

Sempre tem uma área específica do corpo que a queima de gordura localizada é mais demorada. Ou que pelo menos dá um pouco mais de trabalho para diminuir as medidas do que as outras. Mas, hoje, graças à tecnologia, é possível dar um jeito nisso por meio de procedimentos como a criolipólise, indicada para homens e mulheres. Você já ouviu falar?

O que é criolipólise?

A palavra “criolipólise” é a junção de três vocábulos — crio, lipo e lise — cujos significados são frio, gordura e quebra, respectivamente. Isso explica o fato de ser um tratamento estético que leva a destruição das células de gordura por meio de um resfriamento controlado, a temperaturas aproximadas de – 8 °C (elas podem variar entre  – 5° a – 15 °C). 

Por ser um procedimento que visa a perda de gordura localizada, a criolipólise não é para quem deseja emagrecer ou perder peso de forma expressiva. No entanto, ela traz resultados bastante satisfatórios para homens que desejam eliminar o acúmulo de gordura em regiões como  abdômen, peitoral, região pré-axilar, papada e flancos.

Apesar de não ter grandes contra indicações, o paciente ideal para este tratamento é aquele que já segue um estilo de vida saudável, possui um peso equilibrado ou está ligeiramente acima dele, mas apresenta pequenas concentrações de gordura pelo corpo. A atuação da técnica em nosso organismo não se dá de forma profunda, assim, não danifica a pele, órgãos ou outros tecidos internos.

CoolSculpting

Uma técnica inovadora e não-invasiva que utiliza o mecanismo de Criolipólise para quebrar e eliminar as células de gordura por meio do frio é o CoolSculpting. O equipamento destrói as células adiposas de forma não-invasiva, ou seja, sem cortes, agulhas, anestesias ou outras substâncias injetáveis.

Um diferencial deste procedimento é a segurança que se fornece, visto que o dispositivo de resfriamento controlado é projetado com medidas de segurança embutidas. Com isso, caso os sensores detectem que a pele atingiu uma temperatura muito baixa, o sistema para automaticamente de funcionar. 

A técnica, que pode eliminar até 27% de gordura na região trabalhada em uma única sessão, vem sendo muito utilizada, inclusive, para garantir maiores resultados nos casos (raros) de insucesso com a criolipólise. O CoolSculpting não afeta a epiderme ou outros órgãos, nem causa necrose. Logo, não tem tempo de recuperação ou exige cuidados especiais pós-procedimento, o que permite o paciente voltar imediatamente a sua rotina. 

Como é a criolipólise para o público masculino?

Por ser um procedimento não invasivo, em geral, não há preparo anterior à criolipólise. A exceção acontece caso a área tenha muito pelos, como a papada masculina, em que há a presença da barba. Sendo assim, o indicado é raspá-la no dia anterior.

O método consiste no uso de um equipamento que provocará a sucção do tecido adiposo da região desejada por meio de um acoplador (também chamado de ponteira ou ventosa), que promove o resfriamento local. Por conta disso, não é necessária a aplicação de anestésicos, já que alivia-se o desconforto da sucção rapidamente por este resfriamento. A seguir, confira o passo a passo de uma sessão de criolipólise. 

1. Antes de iniciar o processo, demarcamos a área a ser tratada; 

2. Cobrimos a região com uma espécie de manta anti-congelante para evitar queimaduras pelo frio. O objetivo é congelar a gordura e não a pele;

3. A ponteira (ou as ponteiras) é (são) posicionada(s) para realizar a sucção;

4. Acionamos o aparelho. O profissional deve observar se o posicionamento do aplicador está correto. Em caso positivo, dá-se início ao congelamento que durará em torno de 30 a 75 minutos; 

5. Finalizamos o procedimento, retiramos a ponteira e a gordura tratada ficará bastante proeminente por conta do repuxamento pelo aparelho. Imediatamente, iniciamos uma massagem na área a fim de quebrar os cristais de gelo e estimular melhor a remoção de gordura.

Pós procedimento e resultados

Após a realização da criolipólise, espera-se o aparecimento de um processo inflamatório (paniculite) caracterizado por inchaço local, mecanismo que levará à remoção da gordura. É normal que ocorra um leve ligeiro desconforto — que pode ser dor ou formigamento — pelo período de 48 a 72 horas, além de um possível surgimento de hematomas. 

A eliminação da gordura ocorre em razão da morte destas células por resfriamento. Elas serão englobadas (fagocitose) por outras células, no caso as de defesa do organismo. A partir daí, espera-se a eliminação delas aos poucos pelo sistema linfático e pelo fígado, sem sobrecarregar órgão algum. Esta é a razão pela qual os benefícios do tratamento podem levar até três meses.

Inclusive, quando há a necessidade de repetir o procedimento, o que geralmente acontece em regiões com maior acúmulo de gordura, deve-se respeitar este prazo para conferir com mais clareza o resultado. Cada organismo responderá de um jeito, sendo que verifica-se uma redução de cerca de 30% da gordura, e, segundo pesquisa publicada no Journal of Cosmetic Dermatology, uma parte de 75 participantes obteve perda de 45% nas regiões abdominal, mama masculina e papada.

Elimine o excesso de gordura na clínica da Dra Julia

Homens que desejam reduzir gordura localizada em diversas partes do corpo, de forma segura e não invasiva, podem optar pela criolipólise. Como visto, o tratamento costuma proporcionar um resultado satisfatório e natural, ainda mais quando aliado a exercícios e alimentação saudável. Marque sua avaliação agora mesmo com a Dra. Julia aqui pelo site. Estamos ansiosos pela sua visita.