Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são registrados anualmente mais de 185 mil novos casos de câncer de pele no Brasil, sendo este um dos tipos mais comuns na população brasileira.
O seu desenvolvimento ocorre devido ao crescimento anormal das células da pele, ocasionando a formação de um tumor. Além disso, é mais comum em pessoas mais velhas, acima de 40 anos, e sua principal causa é decorrente da exposição solar em excesso.
Quais os tipos de câncer de pele?
Existem diversos tipos de câncer de pele, entre os quais destacam-se três. São eles:
- Carcinoma basocelular: é o mais comum, ocorrendo nas células da camada mais profunda da epiderme. Se detectado rapidamente, possui baixa letalidade e grandes chances de cura.
- Carcinoma espinocelular: é o segundo tipo mais comum de câncer, desenvolvendo-se nas células escamosas, presentes nas camadas superiores da pele.
- Melanoma: trata-se do tipo menos comum, possuindo alto índice de mortalidade. Entretanto, quando descoberto precocemente, as chances de cura são de mais de 90%.
Alguns fatores são bastante relevantes no desenvolvimento (ou não) do câncer de pele, por exemplo:
- Cor da pele – pessoas que são de pele mais clara e que se queimam facilmente possuem maiores chances de desenvolver a doença);
- Hereditariedade – se você possui histórico familiar, existe uma maior chance de ter câncer de pele também;
- Hábitos – como exposição ao sol e não uso de protetor solar.
Quais são os principais sintomas da doença?
Um dos grandes motivos que leva ao diagnóstico tardio do câncer de pele é devido aos seus sintomas, que muitas vezes se parecem irrelevantes, como manchas, pintas e eczemas.
Dessa forma, os principais sintomas para ficar de olho são:
- Lesões ou manchas que sangram facilmente;
- Pintas de formato, cor e tamanho irregulares;
- Feridas não cicatrizadas em mais de 4 semanas.
Quando você deve consultar um dermatologista?
Idealmente, a consulta com um dermatologista deve ser feita anualmente, para que o médico possa lhe examinar, avaliando minuciosamente caso você tenha manchas ou lesões.
Entretanto, como existe uma série de fatores que impedem tal regularidade, atente-se bem ao seu corpo. Se você notar algum dos sintomas citados anteriormente, ou também o aparecimento de verrugas, nódulos e pintas que crescem rápida e irregularmente, procure um médico o mais breve possível.
Quanto antes investigar e, em casos positivos, descobrir a doença, maior a sua chance de cura. Para isso, procure profissionais especializados e marque uma consulta para que possamos te ajudar.