Indicado para todos os tipos de pele, o ácido mandélico, além de estar presente na formulação de dermocosméticos, é usado em peelings e pode ser associado a procedimentos. Sua ação renovadora auxilia no clareamento de manchas escuras, uniformizando o tom da pele, também hidrata profundamente e ajuda a reduzir sinais de envelhecimento. Venha conhecer mais sobre ele neste artigo do blog da Dra Julia.
O que é ácido mandélico?
O Ácido Mandélico é um alfa-hidroxiácido (AHA) menos irritativo que outros ácidos, derivado de amêndoas amargas. É ideal para tratamentos de pele como fotoenvelhecimento, hiperpigmentação e acne, inclusive para peles sensíveis. Isso porque ele é uma molécula maior, logo a absorção pela pele ocorre de forma lenta. Sendo assim, ele não gera os efeitos indesejados dos demais ácidos renovadores.
Indicações para o uso de ácido mandélico
O ativo melhora a textura, uniformiza o tom, acalma, afina e ilumina a pele. Além disso, promove esfoliação suave e progressiva, mantendo a pele homogênea, e ainda, a descongestiona e renova. Conheça, abaixo, três indicações de tratamento com ácido mandélico.
Clareamento de manchas
Para tratar as manchas, como melasma, e as resultantes de acne e hiperpigmentação, o ácido mandélico pode uniformizar o tom da pele. Isso acontece porque o ativo atua na inibição da síntese da melanina, bem como na melanina já depositada na superfície da epiderme.
Sendo assim, o ácido mandélico combate diversos tipos de hiperpigmentações, desde lentigo solar até manchas mais persistentes, como as causadas pela acne ou melasma.
Cicatrizes de acne e tratamento para espinhas
Além de melhorar os quadros de hiperpigmentação causados por cravos e espinhas, o ácido mandélico tem ação direta para tratar a acne. Isso porque ele age durante o processo infeccioso, inclusive combatendo bactérias. Desta forma, previne novas lesões ao mesmo tempo em que trabalha em apoio à cicatrização daquelas já existentes, além de ser um agente regulador da oleosidade.
Pele mais iluminada e rejuvenescida
O processo de renovação celular é muito importante para a saúde da pele, pois, por meio dele, ela se livra das células mortas, com um ciclo que começa na camada mais profunda da epiderme até a mais superficial.
Sem esta renovação constante, a pele fica opaca e sem viço, além de poder levar à obstrução dos poros por células mortas, causando cravos e espinhas. A boa notícia é que este AHA também age a favor da renovação celular, rejuvenescendo a pele, devolvendo luminosidade e radiância, e melhorando sua textura ao reduzir o aspecto de rugas e linhas de expressão.
Venha renovar sua pele na Clínica da Dra Julia
Se você está em busca de procedimentos para rejuvenescer e melhorar o aspecto geral da pele, agende sua consulta aqui na Clínica da Dra Julia. Além dos peelings químicos, contamos com alta tecnologia para procedimentos variados que visam o tratamento de acne, manchas e cicatrizes. Em nossa avaliação, iremos te encaminhar àqueles mais indicados para seu caso, respeitando as particularidades de sua pele.