Como acabar com a gordura localizada na barriga?

A unha encravada é um daqueles pequenos problemas que podem levar a grandes perturbações, afinal, dor e desconforto é algo que ninguém deseja, ainda mais no pé, não é mesmo? Sendo assim, para evitar maiores agravantes, é importante conhecer os tratamentos para unha encravada. 

O que leva a unha a encravar

A unha encrava quando uma das suas bordas, ao crescer, penetra na pele em volta dela. Isso é mais comum de ocorrer no primeiro dedo do pé, o dedão, e acontece pelo aumento na pressão sobre a unha.

Os sintomas deste encravamento são dor, inchaço e vermelhidão nos cantos das unhas, que podem até mesmo soltar pus, o que dificulta ações corriqueiras do dia a dia, como andar.

O que acontece se não cuidar? 

Com o passar do tempo, sem os adequados tratamentos para unha encravada, o problema pode se agravar. Dessa forma, pode ocorrer a formação de um granuloma piogênico, popularmente conhecido como “carne esponjosa”. Além de provocar dor, isso causará pus, calor, inchaço e deformação do dedo afetado, que sangrará mais facilmente.

É preciso tratar a unha encravada com um médico dermatologista. Sendo assim, os procedimentos incluem a aplicação de ácidos na lesão, uso de terapia por frio ou gelo (crioterapia) e medicamentos antibióticos. Caso isso não resolva o quadro, recomenda-se a cirurgia. 

Tratamentos para unha encravada

A cirurgia, quando necessária, é feita com anestesia local. Na maioria das vezes, não é necessário remover a unha. Isso porque, certamente, voltará a encravar quando crescer. O tratamento cirúrgico é usado para desobstruir a passagem da unha, retirando até sua matriz e o canto que encrava, que poderá, então, crescer livremente.

Mas os tratamentos para unha encravada cirúrgicos não são todos iguais. Portanto, cada caso tem suas particularidades e as opções podem variar. As taxas de recorrência da intervenção são baixas, desde que o paciente evite os hábitos que o levaram a desenvolver o problema. Conheça algumas técnicas de cirurgia utilizadas:

  • Cantoplastia + matricectomia parcial: é a ressecção da porção afetada da unha associada a retirada da porção da matriz que permite o crescimento da unha para os lados;
  • Ressecção da unha e dobra ungueal: consiste na excisão da porção afetada da unha, matricectomia parcial e dissecção em cunha do leito de pele afetado;
  • Excisão da unha e matricectomia total: dos tratamentos para unha encravada é o mais radical, pois consiste na excisão da unha afetada, leito ungueal e matricectomia total. Geralmente, é reservado para casos nos quais há uma distrofia e alteração muito severa do formato da unha.

Marque sua avaliação

Está sofrendo com a unha encravada? Não espere o problema se agravar. Agende já sua avaliação com a Dra Julia Ocampo para saber como resolver este incômodo da melhor forma possível. Entre em contato conosco, estamos te esperando!