Embora não apresentem nenhum risco à saúde, os poros dilatados podem ser um verdadeiro incômodo para muitas pessoas. Essa é uma das grandes queixas principalmente de quem tem pele oleosa, afetando diretamente a autoestima de quem lida com isso.
O que causa poros dilatados?
Os poros (óstios) são responsáveis pela “respiração” da pele, e é a partir dele, que ocorre a secreção de líquidos como o suor e o sebo. No entanto, alguns fatores podem levar a sua dilatação, deixando-os mais aparentes, sendo as peles oleosas e acneicas mais propensas a isso.
Isso porque os poros dilatados estão diretamente ligados ao tamanho das glândulas sebáceas e a seu funcionamento. Em pessoas de pele oleosa, estas glândulas costumam ser maiores nas regiões subjacentes da pele. Com isso, o entorno destes pequenos orifícios acabam ficando inchados e cheios de gorduras, deixando-os mais aparentes.
Outro fator é a idade. Não é novidade que, à medida que envelhecemos, a derme perde sua elasticidade e tenacidade, permitindo um destacamento maior dos poros. Isso não só desfavorece o aspecto geral da pele como também dificulta a aplicação de produtos.
Prevenindo poros dilatados
Como visto, essas aberturas ficam mais aparentes por conta do excesso de oleosidade, mas o acúmulo de resíduos na pele – como maquiagem, poluentes e outras sujeiras – também influencia. Manter uma rotina de skincare com produtos adequados para seu tipo de pele é uma das melhores formas de prevenção dos poros dilatados.
Assim, algumas medidas que podem ajudar neste controle são a limpeza com cosméticos que tenham ativos reguladores, evitar dormir com maquiagem e a exposição solar sem a devida proteção, inibindo o envelhecimento precoce. Outras dicas são fazer esfoliações químicas e manter a limpeza de pele em dia, sempre com o auxílio e orientações de um profissional, claro.
Tratamentos para poros dilatados
Mas e quando os poros dilatados já são um incômodo? Calma, que ainda assim há soluções que ajudam a lidar com este problema. A dermatologia oferece tratamentos eficazes que proporcionam uma significativa minimização do aspecto destas aberturas. Conheça algumas delas:
Peelings Químicos
Os peelings químicos podem realmente fazer diferença expressiva no aspecto da pele do rosto. Estes ativos geralmente contém ação seborreguladora, queratolítica, anti-inflamatória, antioxidante e hidratante.
Portanto, são ideais para quem está buscando, também, tratamento para acne. Esse tipo de tratamento é realizado em consultório e promove descamação, renovação celular e redução temporária da oleosidade.
Luz Pulsada
A luz pulsada proporciona a firmeza da pele por meio do estímulo de colágeno, o que, consequentemente, reduz os poros. Esse tipo de tratamento pode ser realizado uma vez por mês, com resultados gradativos.
É indicado especialmente para pacientes que também possuam problemas com microvasos e manchas na pele. Após esse tipo de procedimento, é fundamental o uso de protetor solar e evitar totalmente a exposição ao sol.
Laser de CO2 fracionado
O CO2 fracionado é extremamente efetivo, recomendado também para quem sofre com cicatrizes de acne e fotoenvelhecimento. Este laser atua a nível da derme entregando estímulo térmico de maneira fracionada, ou seja, preservando as áreas intactas próximas aos pontos de estímulo do laser. Com isso, a renovação celular é acelerada, recuperando a pele lesionada pela acne. Desta forma, melhora, ainda, a textura e firmeza da pele.
Tratamentos de poros com a Dra Julia
Se poros dilatados é uma de suas queixas, não deixe de agendar uma avaliação com a Dra Ocampo, em que será possível analisar qual o melhor tratamento para o seu caso. Nossos contatos estão disponíveis aqui no site, e teremos o prazer em te atender.