Como acabar com a gordura localizada na barriga?

Existem muitos compostos que encontramos hoje quando falamos de cuidados com a pele. Entre os mais populares está o ácido retinóico. Ele faz parte da família dos retinóides, que atuam como excelentes aliados na rotina de skincare

O que são retinóides e para que servem ?

Os retinóides são derivados da vitamina A, que é vital para o funcionamento normal do nosso organismo, cumprindo também funções estruturais, como a reparação dos tecidos. Portanto, são pequenos compostos lipossolúveis com duas funções principais: antioxidante e renovação celular. A sua estrutura permite atingir tanto a epiderme quanto a derme. 

A família dos retinóides abrange vários produtos que vão desde os menos potentes aos mais potentes. O menos poderoso é o retinol, geralmente sendo aquele usado para iniciar os tratamentos. Em seguida, vem o retinaldeído, o ácido retinóico, o adapaleno e outros compostos de uso dermatológico. Eles estão associados a tratamentos antiacne, antimanchas, rosácea e também como preventivos do envelhecimento precoce.

Os benefícios do ácido retinóico

Diversas pesquisas já comprovaram que o  ácido retinóico aumenta a elasticidade da pele, reduz linhas finas e rugas, bem como uniformiza o tom e a textura da pele. Isso porque modifica a espessura da epiderme (a camada mais superficial da pele) e induz a formação de colágeno na derme. É bastante útil no combate ao envelhecimento devido à exposição solar.

O ácido retinóico acelera a renovação celular, fazendo com que a pele fique mais sensível ao sol. Portanto, é imprescindível o uso de protetor solar o tempo todo. Lembre-se de que grandes mudanças não acontecem da noite para o dia, mas com um bom direcionamento você conseguirá uma pele jovem, uniforme e radiante.

Uso correto do retinol para ver os benefícios

A queixa mais comum em relação ao seu uso são os efeitos colaterais que causa, como ressecamento, irritação, descamação e fotossensibilidade. Isso pode ser evitado ou melhorado seguindo estas dicas:

  • Aplique sempre à noite e use em pequena quantidade. Não esfregue e distribua uniformemente, evitando o contorno dos olhos e cantos dos lábios;
  • Use o creme de ácido retinóico após o hidratante. Assim você cria um risco muito menor de irritação;
  • Se a sua pele não aguentar o uso diário, aplique em noites alternadas. Mesmo nas mais extremamente sensíveis, é possível usá-lo uma vez por semana e ainda obter os benefícios;
  • Pela manhã, limpe e hidrate a pele, aplicando, em seguida, um protetor solar com FPS maior que 30.

Quer saber mais sobre ácido retinóico?

É muito importante que, diante de qualquer incômodo ou problema de pele, antes de usar retinóides ou qualquer cosmético, consulte seu dermatologista de confiança. Caso você ainda não tenha um, que tal agendar um horário com a Dra Julia Ocampo? Certamente teremos um tratamento individualizado para valorizar a sua beleza natural. Estamos esperando você!