Você já ouviu falar no ácido kójico? Ele é usado no mundo da beleza e estética para clarear a pele e tratar várias condições. Além da ação despigmentante, também possui propriedades antioxidantes, antibacterianas e antifúngicas.
Continue a leitura e saiba mais sobre esse produto que já vem sendo uma tendência.
O que é o ácido kójico?
Ele é uma substância produzida a partir de um cogumelo japonês. Ele inibe e impede a formação do aminoácido tirosina que contribui para a produção de melanina. A saber, as manchas na pele se dão justamente por um excesso de produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele, cabelos e olhos. Sendo assim, tem um efeito clareador na cútis e é usado para tratar diferentes condições dermatológicas. Veja a seguir.
Em quais casos o ácido kójico pode ser útil?
Manchas da pele
Clareia e reduz, resultando também em um efeito antienvelhecimento.
Sardas
Assim como as manchas de sol, é possível limitá-las com o uso do ácido kójico.
Olheiras
É possível clarear as olheiras com ácido kójico porque o princípio ativo ajuda a reoxigenar o tecido ao redor dos olhos.
Melasma
Em diversas situações, inclusive durante a gravidez (devido às alterações hormonais) a pele pode ficar mais escura. Portanto, com o ácido conseguimos definir um tratamento para tal problema.
Cicatrizes
Ao reduzir a sua cor, o tecido cicatricial não diminui a sua espessura, porém diminui a sua pigmentação tornando-as menos evidentes
Onde encontrá-lo?
Está presente no índice de máscaras faciais e linhas de cosméticos faciais, dedicadas ao tratamento de manchas. Porém o ácido kójico é igualmente formulado em cremes, séruns, géis ou loções, mas em baixas concentrações (inferior ou igual a 2% para minimizar o risco de efeitos colaterais na pele).
O uso em combinação com ácido glicólico parece potencializar o efeito. Por isso, recomenda-se o uso juntamente com outros produtos com propriedades esfoliantes como: ácido glicólico, mandélico e salicilico.
Afinal, a esfoliação e a despigmentação em conjunto ajudam a eliminar as células superficiais da cútis, removendo manchas e promovendo a renovação celular.
Cuidados ao adotar o ácido kójico na rotina
Como ocorre em qualquer tratamento dermatológico, é preciso ter cuidado ao expor a pele ao sol durante o uso de produtos que contenham ácido kójico. Nessas épocas, a pele fica mais sensível, então alguns problemas podem aparecer. Aqui estão alguns possíveis efeitos colaterais do ácido kójico:
- Irritação na pele;
- secura extrema;
- Vermelhidão da pele;
- Pele sensível com dor pontual.
Quando algum desses sintomas aparecer, é essencial que você procure o seu dermatologista para que ele possa fazer um diagnóstico correto e propor um novo tratamento.
Marque uma consulta e tire suas dúvidas
Este artigo é meramente informativo, e não temos o poder de prescrever nenhum tratamento médico ou realizar qualquer tipo de diagnóstico apenas por aqui. Sendo assim, convidamos você a marcar uma consulta caso queira tirar suas dúvidas sobre o ácido kójico e como utilizá-lo na sua rotina de autocuidado. Estamos esperando o seu contato. Até mais!