Com propriedades poderosas, a Niacinamida se tornou uma “queridinha” do skincare. Por isso, está presente em diversos dermocosméticos, principalmente entre os específicos para o rosto.
Se você deseja saber como a Niacinamida pode fazer parte dos seus cuidados com a pele, continue a leitura. A seguir, vamos tratar das características desta substância e de que formas você pode utilizá-la. Acompanhe!
O que é Niacinamida?
Chamada também de nicotinamida, a Niacinamida é a forma ativa da vitamina B3. Solúvel em água, a substância é famosa por sua forte ação hidratante. Entretanto, seus benefícios não param por aí.
Benefícios da Niacinamida
A rotina de skincare difere de acordo com as particularidades da pele de cada pessoa. Felizmente, a Niacinamida pode ser usada em todos os tipos de pele, inclusive nas sensíveis e nas peles maduras.
É possível também combiná-la com outros ativos em cremes, séruns, tônicos, por exemplo. Ao se consultar com a Dra Julia, ela realizará a avaliação da sua pele e indicará quais as melhores formas de introduzir o ativo em sua rotina de cuidados com a pele.
Hidratação
Ao envelhecer, a pele passa a ficar mais fina e seca, o que colabora para o aparecimento de flacidez, rugas finas e perda de brilho. Nesse sentido, a Niacinamida é uma ótima aliada ao promover a hidratação. Isso porque o ativo estimula a síntese de ceramidas, ácidos graxos e queratina, substâncias que impedem a perda excessiva de água. Assim, a pele fica hidratada por mais tempo.
Reduz a sensibilidade
Ao impedir a evaporação da água, a substância também reforça a barreira cutânea, de maneira que a derme fica mais protegida contra agentes externos. Portanto, a vitamina B3 também é indicada para pessoas com problemas dermatológicos, como a rosácea.
Controla a produção de sebo
A Niacinamida regula a produção de sebo, impedindo a oleosidade em excesso e melhorando a textura da pele. A redução do sebo somada a ação anti-inflamatória da vitamina B3 funciona super bem também em casos de acne.
Isso é algo que pode acontecer na menopausa, já que ocorre a redução do estrogênio e progesterona, hormônios responsáveis pelo equilíbrio da oleosidade, fibras de elastina e de colágeno na pele. Sendo assim, o corpo pode tentar compensar aumentando os níveis de testosterona, o hormônio masculino, ocasionando oleosidade e, consequentemente, a acne hormonal
Reduz a pigmentação
O princípio ativo ainda pode contribuir para o tratamento de manchas e melasmas. Atua de forma preventiva e também clareia manchas causadas por hiperpigmentação. Vitamina C, ácido tranexâmico e gluconolactona são exemplos de compostos que são combinados com o ativo para este tipo de tratamento.
Controla o envelhecimento
Lembra que nós falamos acima sobre a queda dos hormônios na menopausa? Pois é, o ativo presente na Niacinamida aumenta a produção de colágeno e elastina, deixando a pele mais firme e viçosa. E ainda, reduz e atenua rugas e linhas finas, especialmente quando combinado com substâncias como o ácido glicólico.
Conheça a Dra. Júlia Ocampo
Antes de introduzir a Niacinamida ou qualquer produto em sua rotina de skincare, é muito importante consultar um profissional da área. A Dra. Júlia Ocampo é especializada em tratamentos para a pele. Aproveite a visita e marque uma consulta e comece a se cuidar!