Provavelmente você já buscou informações essenciais para realizar uma boa esfoliação caseira. Com isso, evitou suceder danos em sua epiderme, pois esfoliar a pele indevidamente pode ocasionar em diversos problemas. Alguns deles incluem ressecamento, machucados, irritação, vermelhidão, sensibilidade e até mesmo manchas.
O processo de esfoliação caseira deve ser feito semanalmente ou até quinzenalmente. Por isso, separamos algumas recomendações fundamentais para se ter uma derme saudável, hidratada e bem-apessoada. Veja a seguir!
Esfoliar a pele do rosto
Realize a limpeza do rosto como de costume com sabonetes apropriados para o seu tipo de pele ou receitas caseiras que já tem o costume de utilizar. Com a finalização desta etapa aplique o esfoliante seguindo devidamente o que está sendo informado na embalagem. Existem diversos tipos de produtos, com isso podemos encontrar diversificações na hora da aplicação.
Com o esfoliante espalhado em todo rosto, faça movimentos circulares cuidadosamente para não empregar força demasiada em suas mãos, evitando assim, machucar a pele. Após finalizar este processo enxágue bem e seque com uma toalha apropriada e de preferência macia.
Em seguida, aplique tonificantes e hidratantes indicados por profissionais especialistas no assunto que irão te auxiliar nos produtos primordiais exatamente elaborados para o estado de sua derme. É importante enfatizar que você precisa entender inteiramente sobre a pele do seu rosto. Afinal, existem as mais oleosas, secas, sensíveis, mistas, entre outras.
Esfoliar a pele do corpo
Opte por realizar a esfoliação do corpo com a pele úmida, por isso faça em seu banho com a água morna ou se preferir, fria. Lembre-se nunca tome banho extremamente quente, isso pode ocasionar danos na pele.
Aplique o esfoliante caseiro ou de um produto que já tem conhecimento em regiões que precisam de uma atenção maior, pois o ressecamento costuma ser maior como nos joelhos, cotovelos e calcanhares. Após finalizar pode aplicar nas outras partes do corpo.
Faça sempre movimentos circulares e leves, com isso poderá enxaguar até remover todos os resíduos e quando concluir o seu momento relaxante, antes de se vestir escolha um hidratante e aplique-o. Não é recomendado efetuar esse processo diariamente, se organize para fazê-lo apenas uma vez na semana.
Em casos de dúvida procure por um profissional
Caso esteja com dúvidas a respeito do processo de esfoliar a pele busque por um profissional de qualidade. A Dra. Julia Ocampo, dermatologista e especialista em procedimentos não invasivos, pode te orientar. Para mais informações agende uma consulta e realize uma análise facial eficiente para a saúde e bem-estar da sua pele!