Você ainda vai ouvir falar muito do bakuchiol, um composto que vem ganhando os holofotes na indústria da beleza e que, ao que parece, tem um futuro bem promissor nas formulações dos produtos. Este é um ativo para ficar de olho, principalmente quem está sempre em busca de alternativas anti-aging.
O que é Bakuchiol?
O Bakuchiol é um ativo natural e vegano, extraído das sementes e folhas da planta Psoralea corylifolia, mais conhecida como Babchi, de origem asiática. Graças as suas propriedades anti inflamatórias e antioxidantes, ele tem um longo histórico de uso na ayurvédica e na medicina chinesa, estando presente na formulação de medicamentos naturais.
Entretanto, nos últimos anos, a substância vem se destacando no ocidente, não pela sua essência de “cura”, mas, sim, pelas benfeitorias que proporcionam à pele. Desta forma, ele tem sido alvo também na composição de cosméticos. Isso porque funciona como um análogo do retinóide, oferecendo efeitos semelhantes ao do retinol mas sem o fator de irritabilidade.
Bakuchiol x Retinol
O bakuchiol surgiu como uma das novas alternativas ao retinol, mas sem a sensação de picada, irritabilidade e vermelhidão que são frequentemente associadas aos retinóides tradicionais. O retinol já é um velho conhecido no setor de beleza. Ácido derivado da vitamina A, ele atua na pele estimulando a produção de colágeno.
Tal estímulo leva à renovação celular, combatendo manchas e devolvendo densidade à pele, o que reduz as linhas finas e rugas. Com isso, este é um ativo amplamente utilizado em cosméticos com a premissa de antienvelhecimento, no entanto, é comum que provoque sensibilização. Desta forma, o bakuchiol surge como uma solução menos irritativa, indicada, inclusive, para as peles sensíveis.
Benefícios do Bakuchiol
Como visto, ao induzir a produção de colágeno, o bakuchiol melhora a firmeza da pele e promove a renovação celular. Isso faz dele uma alternativa natural e menos sensibilizante para o tratamento de sinais comuns do envelhecimento cutâneo, como rugas e linhas finas.
Além disso, por conta da ação antioxidante, ele minimiza a descoloração provocada pela acumulação de melanina. Isso significa que ele atua de maneira eficaz na redução de manchas epidérmicas, em particular as produzidos por exposição excessiva ao sol.
Também traz bons resultados em relação a tratamentos anti-acne, pelas propriedades anti-inflamatória e antibacteriana. Portanto, é um ingrediente ativo extremamente válido para melhorar visivelmente a aparência da pele facial, sendo bem tolerado até pela pele mais sensível e delicada.
Agende sua consulta
Mesmo que seja um ativo natural, o aconselhável é marcar uma consulta ao dermatologista, assim, o profissional poderá avaliar se faz sentido incluir o composto em sua rotina de skincare, além de indicar os melhores produtos para isso. Você pode agendar uma avaliação no consultório da Dra Julia Ocampo pelo nosso site ou entrando em contato conosco pelos canais de atendimento.